Guarda Municipal ganha sede requalificada

O efetivo de 1.205 agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) passam a ter uma sede completamente requalificada pela Prefeitura que vai possibilitar – ainda mais – o aperfeiçoamento das atividades diárias de prevenção à violência e proteção ao patrimônio público da cidade. A entrega simbólica da estrutura, na Avenida San Martin, foi realizada nesta sexta-feira (4), com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, acompanhados do diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), Maurício Lima; do inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, e do secretário de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos.

Prefeito ACM Neto_Base Guarda Civil Municipal_Foto Max Haack_

Com investimento de R$1,8 milhão, as intervenções ficaram sob a responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Dentre a série de melhorias está a instalação de um Centro de Formação e Treinamento, com 400 m², para capacitação dos guardas. O ambiente, inclusive, foi palco da demonstração do treinamento diário, realizado pelos guardas, para atuação em diversas situações.

Prefeito ACM Neto_Base Guarda Civil Municipal_Foto Max Haack_

O prefeito ressaltou que, assim como a cidade, a GCM foi transformada ao longo dos últimos oito anos – no início, um dos principais problemas do órgão era a falta de treinamento, preparação e qualificação do pessoal. “Essa é uma opinião compartilhada pela própria cidade. Quando se acredita, investe e dá condições de trabalho a uma instituição, o resultado aparece. Hoje, a Guarda Municipal se faz presente em vários pontos da cidade, onde passam milhares de pessoas, além de grandes momentos como as festas populares e, neste momento, no apoio às ações de combate à pandemia”, avaliou ACM Neto.

De acordo com o vice-prefeito, que será o novo chefe do Executivo municipal a partir de janeiro próximo, os investimentos na GCM vão continuar. Dentre eles estão a convocação dos aprovados no concurso Reda, o Plano de Cargos e Vencimentos da categoria, em elaboração, e investimentos em tecnologia e inovação, dentro da realidade orçamentária imposta pela pandemia de Covid-19. “Vamos seguir ampliando a Guarda com treinamento e qualificação da mão-de-obra, além de melhorar a infraestrutura”, pontuou.

Melhorias – A nova estrutura conta com três pavimentos que abrigam também anexo e guarita, áreas de uso coletivo como alojamentos masculinos e femininos e refeitório, além de ampliação de setores. Foram implantados também setores de transporte e materiais, depósito, copa, cozinha, banheiros, vestiários femininos e masculinos, enfermaria, biblioteca e sala de arquivo.

O espaço dispõe ainda de área operacional, sala de aula, sala de reunião e multiuso, além de área administrativa, recepção e sala de música. O funcionamento da nova sede, contará com o apoio de uma subestação independente de energia, projeto desenvolvido pela Guarda Municipal, para dar suporte à nova estrutura e à central de monitoramento.

“Aqui teremos pessoas em um ambiente de trabalho mais salutar, mais agradável e confortável para treinamento e qualificação, além do intervalo para descanso e refeições. Com essa satisfação interna, o agente poderá dar o melhor de si, o que a Guarda tem feito durante todo esse tempo”, pontuou o inspetor-geral Marcelo Silva. Secom

Deixe uma resposta