Fiéis fazem a ‘Caminhada Penitencial’ neste domingo, em Salvador

Ruas da Cidade Baixa foram tomadas por uma multidão. Três missas foram realizadas antes da procissão que já acontece há 32 anos.

As ruas da Cidade Baixa foram tomadas por fiéis da Arquidiocese de Salvador, na manhã deste domingo (19), durante a Caminhada Penitencial. O evento acontece há 32 anos. Para a Igreja Católica, em Salvador, a caminhada “traduz o desejo do homem, filho de Deus, de se reconciliar com o Pai e caminhar junto com Ele”.

Antes do início da caminhada foram realizadas três missas ao mesmo tempo, na capital baiana. Uma em frente à Basília Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio; outras frente à Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Lobato; e, por fim, na área externa da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, no Largo dos Mares.

Este ano a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorre os 8 km, da Conceição da Praia ao Bonfim. Além da imagem, como acontece todos os anos, após as missas, os fiéis que estiverem na Conceição da Praia e no Lobato sairam em procissão carregando duas cruzes (cada uma com seis metros de comprimento e três metros de largura) até o Largo dos Mares, onde se encontraram e seguiram juntos até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.

O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrou a missa no Lobato.Já na Cidade Baixa, em frente à Basília Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, a celebração foi realizada por Dom Estevan Silva Filho.

De acordo com a Arquidiocese, a caminhada foi criada para aprofundar e assumir compromisso com a Campanha da Fraternidade, que este ano terá o tema “biomas brasileiros e defesa da vida”. O evento foi oficializado em 1989 pelo Arcebispo Dom Lucas Moreira Neves.

Fiéis durante missa no Comércio, antes da caminhada em Salvador (Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia)

Fiéis durante missa no Comércio, antes da
caminhada em Salvador
(Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia)

Solidariedade
Além da caminhada, os fiéis realizam uma to de solidariedade. Eles levam 1 kg de alimento não perecível e tudo que é arrecadado já tem destino certo: Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e Hospital Martagão Gesteira.

Para arrecadar as doações, o Exército Brasileiro disponibiliza caminhões em alguns pontos do percurso. Um deles é próximo à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Gesto ecológico
A Pastoral Universitária (PU) realizou ainda um gesto ecológico durante a Caminhada Penitencial. Durante todo o percurso os jovens que participaram do ato, recolheram garrafas pet e copos descartáveis dos fiéis que participaram da caminhada. A iniciativa, que já aconteceu em anos anteriores.

Na Ilha
As paróquias que fazem parte da Forania 10 (Santíssimo Sacramento, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Carmo e Santo Amaro) também realizaram a Caminhada Penitencial neste domingo. A missa começou por volta das 7h30, em frente à matriz da paróquia Santo Amaro de Jiribatuba. G1

Integrantes da igreja católica que presidiram missa no Comércio, em Salvador (Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia)

Integrantes da igreja católica que presidiram missa no Comércio, em Salvador

(Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia

Uma das cruzes que é levada por fiéis e que possui seis metros de comprimento e três metros de largura na caminhada penitencial em Salvador (Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia)

Uma das cruzes que é levada por fiéis e que possui seis metros de comprimento e

três metros de largura (Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia)