Destaques

Festa de Reis na Lapinha Celebra Tradição e União Entre o Religioso e o Popular

Festa de Reis na Lapinha é realizada após um ano de pausa – Foto: Azure Araújo | Ag. A Tarde.

Nesta segunda-feira (6), a tradicional Festa de Reis, realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Largo da Lapinha, em Salvador, marca o encerramento das celebrações que homenageiam a visita dos três Reis Magos — Belchior, Gaspar e Baltazar — ao recém-nascido Jesus Cristo. A festividade, que começou na sexta-feira (3), reflete uma rica combinação de fé, cultura e celebração popular.

Com o tema “Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador”, a programação especial incluiu missas com bênçãos às casas e barracas, apresentações de corais e desfiles, além das tradicionais atividades culturais que dão vida à festa.

Dona Wanda Rocha dos Santos, de 65 anos, participa da celebração desde a infância e, atualmente, coordena a Aula das Ciganas, grupo responsável pela confecção das roupas que abrilhantam os dias 5 e 6 da festividade. “É muito gratificante. Sempre estive envolvida com a Lapinha e me encantei com o Terno de Reis. É uma festa bonita, popular e religiosa, que traz muita alegria”, relatou ela.

Wanda Rocha dos Santos, 65 | Foto: Azure Araújo | Ag. A Tarde

Para André Nascimento, pedagogo de 25 anos, a Festa de Reis na Lapinha representa uma poderosa reafirmação da união entre a religiosidade e a cultura popular. “Aqui, o religioso encontra o popular. Pessoas de fora da igreja entram para celebrar, cantam e dançam, transmitindo o que há de melhor dentro de nós. Não podemos esquecer o legado do Padre Pinto, um grande revitalizador dessa festa, que hoje completa 50 anos”, afirmou ele.

Desde suas origens, a Festa de Reis na Lapinha se consolidou como um símbolo de devoção e pertencimento cultural. Hoje, ela continua a encantar gerações, unindo fé, arte e tradição, e reafirmando o papel de Salvador como um celeiro de expressões culturais que transcendem o tempo. fonte: A Tarde

Deixe um comentário