Entrega do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo 2021 será nesta terça-feira (14)

Foto: Reginaldo Ipê

O vereador Téo Senna é o autor do projeto que originou a honraria.

Os vereadores de Salvador escolheram os cinco jornalistas que serão homenageados com o Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo 2021, nas categorias de rádio, internet, TV e jornal impresso.  Os nomes mais votados foram Andréa Silva (TV Bahia), Mário Kertész (Rádio Metrópole), Henrique Brinco (Tribuna da Bahia), Victor Pinto (Site Bnews) e Ramon Margiolle (Site Informe Baiano).

A sessão solene de entrega da homenagem será realizada nesta terça-feira, dia 14 de dezembro, às 10 horas, no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador.
Para o autor do projeto, vereador Téo Senna (PSDB), “a honraria visa eternizar, de maneira simbólica, a memória de Jânio Lopo”. Entre os motivos que justificam a homenagem, Téo reforça que “Jânio foi uma referência no jornalismo político baiano e sempre atuou de forma profissional, com muita competência e seriedade”.

Jânio Lopo, que era carinhosamente chamado de companheirinho, trabalhou nos principais veículos impressos de Salvador e, dos seus 30 anos de carreira, 20 foram dedicados à área política. “Jânio conquistou a credibilidade e o carisma de inúmeros leitores, sendo um jornalista investigativo, sempre respeitando a ética que norteia a profissão” disse Téo.
 
O Prêmio

Nos anos 90, a Câmara premiava os setoristas com o Prêmio Vladimir Herzog. Em 2010, o vereador Téo Senna fez o Projeto de Resolução Nº 14/2010, que instituiu o Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo. O projeto foi sancionado pelo então prefeito João Henrique. A premiação é anual e tem como objetivo destacar o trabalho dos profissionais que fazem a cobertura política da Câmara Municipal, ao tempo em que presta uma homenagem ao jornalista Jânio Lopo, falecido em 5 de março de 2010.


Desde a sua instituição, o prêmio já homenageou jornalistas como Emmerson José, Rita Conrado, Armando Mariani, Camila Marinho, Cristóvão Rodrigues, entre outros.

Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: