“Critério da Bola de Ouro Favoreceu Rodri, Revela Editor-Chefe”
Rodri celebra Bola de Ouro que recebeu da France Football – Foto: Divulgação | Manchester City.
A escolha de Rodri como vencedor da Bola de Ouro de 2023/24 gerou insatisfação entre torcedores do Real Madrid e fãs do futebol em geral, que esperavam ver o brasileiro Vinicius Júnior levar o prêmio, especialmente devido ao seu favoritismo ao longo da temporada. A premiação, organizada pela revista France Football em parceria com a UEFA, acabou destacando o meio-campista do Manchester City, suscitando questionamentos sobre os critérios adotados.
Em entrevista, Vincent Garcia, editor-chefe da France Football, deu algumas explicações sobre o desfecho da votação. Segundo ele, o fato de Vinicius dividir o palco com outros jogadores do Real Madrid, como Jude Bellingham e Dani Carvajal, ambos entre os cinco melhores, acabou diluindo os votos, prejudicando o atacante. “Vinicius certamente sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no top-5, pois isso matematicamente lhe tirou alguns pontos. Isso também reflete a temporada do Real Madrid, que teve entre 3 e 4 jogadores indicados, e os jornalistas dividiram os votos entre eles, o que beneficiou Rodri”, explicou Garcia.
Outro voto a favor de Rodri veio do jornalista português António Tadeia, que compartilhou sua escolha nas redes sociais. Tadeia justificou o voto dizendo que o jogador do Manchester City se destacou em cumprir seu papel em campo com um nível próximo da perfeição. “Votei em Rodri para a Bola de Ouro porque, combinando os critérios de atribuição do prêmio, ele me pareceu o jogador que, considerando sua função, esteve mais próximo da perfeição”, escreveu Tadeia em sua conta no X (antigo Twitter), sem divulgar o restante de seus votos. fonte: A Tarde