Bahia/Salvador

Com nova unidade em São Tomé de Paripe, Salvador chega a nove academias gratuitas ao ar livre

Fotos: Vitor Santos/Sempre

O bairro de São Tomé de Paripe recebeu, no domingo (22), a nova unidade da Academia Salvador, que funciona gratuitamente para a população. Este é o nono espaço entregue pela Prefeitura e o segundo somente neste final de semana – no sábado (21), foi inaugurado o equipamento que funciona no Bonfim.

Inauguracao_Academia_Salvador_Sao_Tome_de_Paripe_Foto_Vitor_Santos_Sempre_PMS

A academia conta com aparelhos modernos e com o acompanhamento de profissionais qualificados para orientar os usuários, que podem se inscrever pelo aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store. O espaço tem uma área de 200 m² e conta com aulas de zumba.

Inauguracao_Academia_Salvador_Sao_Tome_de_Paripe_Foto_Vitor_Santos_Sempre_PMS

O secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, ressaltou que a Academia Salvador visa facilitar o acesso a atividades esportivas para a população. “Temos equipamentos modernos, que estão instalados em várias cidades do mundo e, além disso, também temos professores de educação física, para orientação do exercício, para acompanhamento dessas pessoas. Chegaremos ao final do ano com 20 Academias Salvador espalhadas por toda a cidade”, afirmou.

Além da musculação, os espaços também oferecem aulas de zumba, dança, boxe, kickboxing e yoga, entre outros. “Nós queremos transformar Salvador na capital do esporte, na capital da qualidade de vida. Quando a população está com a sua saúde em dia, com atividade física, com certeza isso melhora toda a sua vida. Melhora a sua saúde física e mental. Nós estamos muito empolgados com os resultados do projeto”, disse Magalhães.

Ele ressaltou que já são quase 8 mil usuários e cerca de 60 mil acessos nas academias. Quando todas as 20 unidades planejadas forem instaladas, a meta é chegar a 20 mil usuários ativos praticando atividades físicas nos espaços. Além disso, Magalhães ressaltou que o projeto ainda possibilita a contratação de professores da própria comunidade.

Estímulo – Por meio do aplicativo MUDE, cada aluno pode agendar até duas aulas por dia, de diferentes modalidades, e deve apresentar um documento com foto para o acesso. Moradora de São Tomé de Paripe, Deise Conceição já se cadastrou e contou que já começa a malhar nesta segunda-feira (23).

“Essa iniciativa é maravilhosa. Há muito tempo que a comunidade de São Tomé de Paripe estava precisando de uma academia dessa. Aqui tem muitos idosos, muitos jovens também, que precisavam de um espaço desse. Eu estou adorando. Já entrei no aplicativo e amanhã estou colada”, celebrou. Secom