Chuvas Intensas Acionam Sirenes em Salvador: Comunidades em Áreas de Risco São Acolhidas em Abrigos
As fortes chuvas que atingiram Salvador nos últimos dias colocaram comunidades em áreas de risco em estado de alerta, ativando o sistema de sirenes operado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Com acúmulos que ultrapassaram 200 mm em 72 horas — muito acima da média histórica para novembro — as sirenes foram acionadas em 12 das 14 localidades monitoradas.
Os moradores dessas regiões foram orientados a procurar abrigos temporários, organizados pela Prefeitura em escolas municipais. Nos locais, as famílias recebem refeições, apoio social e avaliações sobre a previsão de retorno às suas casas. Caso as residências apresentem condições inseguras, os moradores podem ser encaminhados ao programa de Auxílio Aluguel.
O diretor da Codesal, Sóstenes Macedo, reforçou a importância de agir rapidamente diante de sinais de perigo, como rachaduras ou penetração. “Afaste-se imediatamente e ligue para o 199. Nossas equipes estão prontas para ajudar.”
A chuva acumulada neste mês já faz de novembro o mais chuvoso em 61 anos, com algumas áreas registrando mais de 319mm. Desde terça-feira (26), engenheiros e arquitetos da Codesal atenderam mais de 200 concessões de em
Para aumentar a segurança, a Codesal oferece simulados de evacuação e um serviço gratuito de alertas via SMS. Enviando o CEP para 40199, os moradores podem receber informações sobre as condições climáticas e orientações em tempo real.
As regiões monitoradas incluem localidades como Bom Juá, Calabetão, Moscou e Creche (Castelo Branco), e Voluntários da Pátria (Lobato). Ações preventivas como estas são essenciais para proteger as comunidades e minimizar os riscos evitados. Fonte: Informe Baiano