DestaquesEsporte

CBF adota novas regras no futebol brasileiro; goleiros terão limite de 8 segundos com a bola

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a implementação de novas regras no futebol brasileiro a partir deste sábado (22). Entre as mudanças, destaca-se a limitação de tempo para os goleiros segurarem a bola com as mãos: agora, o tempo máximo permitido é de oito segundos. Caso ultrapassem esse limite, o adversário será beneficiado com um escanteio.

As alterações seguem as diretrizes da International Football Association Board (IFAB) para a temporada 2025/26 e já estão em vigor em todas as competições que se iniciam a partir desta data. Para torneios em andamento, como a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste, as novas regras serão aplicadas a partir da próxima fase.

Além da restrição para os goleiros, outras mudanças foram oficializadas, incluindo um ajuste na marcação de impedimentos com base no último toque da bola ao ser lançada pelo goleiro com as mãos e um novo procedimento para bola ao chão em paralisações.

A CBF disponibilizou um material explicativo para árbitros e clubes, facilitando a adaptação às novas normas. fonte: Informe baiano