Câmara concede Título de Cidadão de Salvador ao médico Aquiles Tadashi

Foto: Valdemiro Lopes

O vereador Maurício Trindade foi o autor da homenagem.

A Câmara Municipal de Salvador concedeu o Título de Cidadão ao médico Aquiles Tadashi Ywata de Carvalho. A sessão solene de outorga da honraria foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior, nesta quarta-feira (30). 

O autor da indicação, o vereador Maurício Trindade (MDB), destacou que o “o título de cidadão da nossa capital é o maior reconhecimento que se pode conferir a uma pessoa que não nasceu aqui, mas que dedica sua vida ao nosso povo como se essa fosse sua cidade natal. ”

“Merecer esse reconhecimento não é para qualquer um, mas para todos aqueles que vencem as múltiplas diferenças, sejam elas clima, cultura, topografia, estrutura e se adaptam perfeitamente a ponto de tratá-la como sua cidade mesmo antes de ser reconhecido como seu cidadão”, disse Trindade em seu discurso ao destacar também que o título foi aprovado por unanimidade. 

Aquiles Tadash nasceu em João Pessoa em 1975 e chegou em Salvador com um ano de vida quando sua família se mudou para cá. Ele é neto de imigrantes japoneses e portugueses.  O médico cresceu no bairro de Brotas e cursou o primeiro e segundo grau no extinto Instituto Social da Bahia (Isba). Aprovado em Medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba), aos 17 anos, formou-se em 1999.

Hoje, Tadashi é chefe da Residência de Cirurgia Vascular do Hospital Roberto Santos, cargo que ocupa desde 2007 e já formou mais de 70 cirurgiões vasculares. É também membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e sócio-diretor da Clínica Ywata. Membro da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, o homenageado é casado com Tarsis Ywata e pai de Alice e Aika Ywata.

Além do presidente e do autor da homenagem, a mesa da sessão solene contou também com a participação do vereador Orlando Palhinha (União), do comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Marcello Borges, do comandante do 2º Distrito Naval, Almirante Humberto Caldas Silveira Júnior, do  comandante da 6 ª Região Militar, General Gedon, do presidente Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes, do coordenador de Cirurgia Vascular do Hospital Geral Roberto Santos, Aleksandro de Jesus Santos e do Mestre da Loja Maçônica Fênix, João Gualberto Gomes de Almeida.

Fonte da notícia: Diretoria da Comunicação

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: