Baianos celebram devoção a Nossa Senhora da Conceição

A padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição, recebe homenagens neste dia 8. Na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio, o tema central dos festejos é “Mantenhamos nosso olhar fixo em Jesus Cristo, nossa única esperança, que declara: ‘Eis aí tua Mãe’”. Aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que este ano foi colocada do lado de fora da Basílica para evitar aglomerações, a comerciante Felicidade das Graças, 57, pediu pelo fim da pandemia de Covid-19.

Fotos: Olga Leiria/Portal Á Tarde

“Principalmente em momento de pandemia, o momento é de oração. Sempre pedi por realizações materiais que foram conquistadas ao longo do tempo, a exemplo da casa própria, mas hoje só peço paz e saúde aos baianos”, conta Felicidade.

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, lembrou a importância da devoção dada para Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrada neste dia 8. 

Fotos: Olga Leiria/Portal Á Tarde

Ao chegar para a Missa Solene do dia, ele lembrou dos motivos pelos quais os fiéis estão no local. 

“Neste tempo difícil que estamos passando, voltamos nosso olhar para a Nossa Senhora da Conceição da Praia, pedindo para que ela possa preservar a saúde de todos que amamos. E nosso louvor e esforço sincero é a forma de viver o amor ao próximo. Nós temos a alegria de ter esta veneração para Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia”, disse Dom Sérgio.

Fotos: Olga Leiria/Portal Á Tarde

Graça alçada

A assistente administrativa Valdenice Santos, 40, foi para a Basílica agradecer pela vida da primeira filha, Catarina, que nasceu no dia 9 de setembro após anos de tentativas de gravidez.

“Estava com muita dificuldade para engravidar. E ser mãe sempre foi um grande desejo. Há três anos, passei fazer uma procissão do bairro onde moro, na Liberdade, até a Basílica de Nossa Senhora da Conceição. E como um milagre, nasceu a minha Catarina”, conta Valdenice.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia está do lado de fora da Basílica, como forma de evitar aglomerações. Apesar das missas ocorrerem com público agendado, as devoções na imagem de Nossa Senhora podem ser realizadas por quem passa pelo local.

Programação

Com início às 9h, Dom Sérgio da Rocha celebra a Missa Solene. Ainda nesta terça, também serão celebradas missas às 14h30 e 17h. Toda a programação é exibida, ao vivo, no canal do YouTube da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

As atividades presenciais seguem os protocolos de segurança para evitar a disseminação do coronavírus.

Fiéis celebram dia em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia

Dezenas de fieis participam nesta terça-feira, 8, de uma programação especial de missas em devoção a Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Comércio, em Salvador. As atividades seguem os protocolos de prevenção à Covid-19. Portal Á Tarde

Deixe uma resposta