Arquipélago de Cairu implanta gestão do lixo

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
O projeto-piloto será implantado em etapas e pretende ser totalmente sustentável para o município.

A cidade-arquipélago de Cairu (BA), a 392 km de Salvador, fará a própria gestão do lixo gerado em suas 26 ilhas. O projeto-piloto será implantado em etapas e pretende ser totalmente sustentável para o município.

Entre os processos contemplados estão a coleta seletiva, criação da unidade de tratamento de resíduos orgânicos, distribuição de ecopontos, pontos de coleta de eletroeletrônicos e medicamentos vencidos, substituição das bombonas por caixas big bags e caixas estacionárias, criação da estação de transbordo, implantação do sistema de transporte dos materiais recicláveis e, por fim, o encerramento dos lixões.

De acordo com o Correio, o subprocurador municipal de Cairu, Alcides Bulhões, afirma que o lixo sempre foi um desafio para a cidade que, por sua peculiaridade geográfica, sempre gastou muito para retirar os resíduos sólidos das ilhas, demandando a necessidade do uso de balsas.

“A implementação do plano de resíduos sólidos é de vital importância para sustentabilidade das gerações futuras do arquipélago de Cairu, hoje contamos com uma equipe técnica apta para trabalhar em conjunto com a comunidade conceitos como reciclar, reduzir, reutilizar e principalmente repensar”, salienta a secretária de Desenvolvimento Sustentável de Cairu, Fabiana Pacheco. Metro1

Deixe uma resposta

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×