Anorexia alcoólica: dizer não à comida para dizer sim à bebida

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

A anorexia alcoólica (ou ‘drunkorexia’, termo em inglês) é um distúrbio alimentar de definição não-médica que se caracteriza pela restrição calórica em compensação à ingestão de bebidas alcoólicas.

Na prática, explica a Universidade do Texas em seu site, as pessoas que sofrem de anorexia alcoólica tendem a ter dois comportamentos distintos: um em que tendem a comer menos (ou a não comer) para ‘abrir espaço’ para as calorias das bebidas alcoólicas; outro em que tendem a comer menos (ou a não comer) no dia seguinte à ingestão das bebidas para compensar o consumo exagerado de calorias oriundas dessas mesmas bebidas.

De acordo com o instituto, esta patologia é comum entre mulheres jovens (dos 18 aos 23) e as consequências negativas para a saúde são mais do que muitas, incluindo-se aqui o aumento do risco de anorexia e bulimia, especialmente quando o ingestão de álcool é usada para induzir o vômito.

Cortar calorias em prol das bebidas alcoólicas não só acelera o estado de bebedeira (uma vez que o estômago está vazio), como reduz consideravelmente a capacidade de controle da pessoa e aumenta ainda a probabilidade de ter comportamentos de risco.

Além disso, estimula a dependência deste tipo de bebidas e priva o organismo de nutrientes essenciais para o seu funcionamento, algo que, a médio e longo prazo, pode ser dar azo a várias doenças.

Diz o site do jornal espanhol ABC que a nível físico, este transtorno alimentar – tão grave como qualquer outro – pode causar problemas nos dentes, queda acelerada de cabelo e doenças intestinais.

A nível social, pode ainda levar ao isolamento. Noticias ao Minuto

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×