Bahia/SalvadorEsporte

Ajuda de Custo já beneficiou mais de 280 atletas e paratletas de Salvador

Fotos e texto: Ascom/Sempre PMS

Neste mês de agosto, diversos atletas de Salvador representam a cidade em competições de alto nível tanto no Brasil quanto no exterior. Com o apoio do projeto Ajuda de Custo, desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), os esportistas vão poder competir nas respectivas modalidades.

Mais de 280 atletas e paratletas já receberam o benefício para cobrir despesas com passagens, hospedagem e alimentação para competições municipais, estaduais, nacionais, internacionais e olímpica/paraolímpica, com valores de R$300 a R$10 mil este ano. Na última semana, foi assinado o termo de compromisso para a concessão do auxílio financeiro a atletas como Rebeca Aparecida Silva dos Santos e Brian Bruce, que representarão a capital baiana em eventos como a Copa Brasil de Águas Abertas, em Cabo de Santo Agostinho (PE) e o Campeonato Mundial de Va’a Velocidade 2024, no Havaí (EUA), respectivamente.

A mãe de Rebeca, Alessandra Santos da Silva, destaca o impacto positivo do projeto. “Rebeca escolheu a natação como um esporte para a vida. Ela vem se destacando muito nas provas, tanto no mar quanto na piscina. O Ajuda de Custo vai ajudar bastante para a competição de mar aberto, porque ela está participando da Copa do Brasil de Águas Abertas, e esse benefício, dá um incentivo muito grande aos atletas de base, que precisam muito, pelas dificuldades que enfrentam”, relata.

O atleta de remo Brian Bruce afirma que foi classificado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Velocidade em 2024. “Com essa ajuda de custo que a Prefeitura de Salvador vem proporcionando, eu tenho mais tempo para treinar, como também alivia bastante a tensão em relação aos custos. Focando no meu condicionamento físico e nos treinos pessoais, tenho a possibilidade de alcançar o melhor resultado no pódio, realizando o sonho de estar presente no Campeonato Mundial e no Campeonato Internacional, representando nosso país”, diz.

Demais modalidades – Além da natação e do remo, outras modalidades também estão sendo beneficiadas. Atletas de karatê, judô, ginástica rítmica, basquete 3×3 e futebol 7 estão recebendo apoio para competir. Alexandro Ramos, atleta de basquete 3×3, que vai competir em Aracaju (SE), destaca o impacto da concessão do benefício.

“O Ajuda de Custo, é de fundamental importância para viabilizar as viagens esportivas, principalmente para atletas de periferia onde não há recursos. Nós treinamos em praça pública e desenvolvemos um trabalho filantrópico. Agradeço a este projeto, que está nos proporcionando viagens para disputar torneios nacionais, e que continue apoiando o esporte e revelando novos atletas. A família CBX Basquete é grata à Prefeitura de Salvador e a todos os envolvidos”, declara.

Para o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o Ajuda de Custo não apenas fortalece o esporte de alto rendimento, mas também incentiva o crescimento pessoal e profissional dos atletas da cidade. “Com o apoio da gestão municipal, esses esportistas promissores têm a oportunidade não apenas de competir em nível nacional e internacional, mas também de inspirar toda uma geração a perseguir seus sonhos esportivos”, salienta.

Solicitação – Para solicitar a ajuda de custo, é necessário realizar a inscrição exclusivamente através do site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda, com antecedência de no mínimo 60 dias corridos à data da competição objeto do benefício. Secom