8 cânions que toda alma aventureira precisa desbravar pelo Brasil

Por definição, os cânions são formados por acidentes geográficos profundos, desfiladeiros que podem ser rodeados de falésias ou penhascos. A paisagem, esculpida pela erosão do tempo, do vento e pelo leito de rios, é de tirar o fôlego – além de ser um convite para os aventureiros de plantão.

Se você achava que essa paisagem só existia fora do país, pense novamente! Conheça 8 cânions pelo Brasil e prepare-se para desbravar estes destinos:

Slide 1 de 9: O Cânion do Xingó, localizado no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe (a pouco mais de 200km da capital, Aracaju), nasceu do represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, inaugurada em 1994. O destino, que leva o título de 5º maior cânion navegável do planeta, atrai turistas de todos os cantos do mundo, pela sua paisagem rústica e águas esverdeadas. Por lá, é possível andar de catamarã e se refrescar em águas cristalinas.

Foto: Cânion do Xingó – Canindé de São Francisco (SE)

Cânion do Xingó, localizado no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe (a pouco mais de 200km da capital, Aracaju), nasceu do represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, inaugurada em 1994. O destino, que leva o título de 5º maior cânion navegável do planeta, atrai turistas de todos os cantos do mundo, pela sua paisagem rústica e águas esverdeadas. Por lá, é possível andar de catamarã e se refrescar em águas cristalinas.

Slide 2 de 9: Localizado no Paraná, entre as cidades de Castro e Tibagi, o Cânion Guartelá pode ser considerado o 6º maior do mundo, levando em conta sua extensão de 30km e profundidade de até 450m. O Parque Estadual do Guartelá protege uma área importante de patrimônio natural e arqueológico da região, além de ser um atrativo turístico para quem busca aventura e paisagens únicas. O diferencial fica ainda por conta dos panelões, formações rochosas no rio que parecem banheiras de hidromassagem naturais, nas quais é possível se banhar e recarregar as energias.