Veterinário ortopedista: Saiba sobre esse profissional

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

É difícil citar alguém que nunca fraturou um osso. Embora pareçam assustadoras, as fraturas são uma ocorrência médica muito comum. No caso dos animais, a história não é diferente, e esse é o principal problema tratado pela ortopedia veterinária.

Além dos ossos quebrados, essa especialidade lida diariamente com diversas outras enfermidades do sistema musculoesquelético, composto por músculos, ossos, tendões, ligamentos e articulações.

Quer conhecer mais sobre tais doenças e descobrir a importância que esse profissional tem para a saúde dos pets? Continue a leitura!

 

Quais são as atribuições de um veterinário ortopedista?

Um ortopedista é o médico veterinário responsável pelo tratamento, prevenção e reabilitação de lesões, distúrbios e doenças do sistema musculoesquelético. Eles são capacitados para efetuar o tratamento de pacientes de diferentes espécies, raças e idades.

Muitas vezes, esse profissional atua em conjunto com outros médicos veterinários, como os especializados em fisioterapia veterinária e acupuntura veterinária. Juntos, eles conseguem resultados ainda mais satisfatórios para garantir a qualidade de vida dos pets.

 

Quando procurar esse profissional?

Os sintomas de problemas ortopédicos em cães e gatos podem variar muito. Sua ocorrência dependerá da localização da lesão, da sua natureza e também, é claro, da intensidade do desconforto sentido pelo animal.

No entanto, alguns sinais gerais podem deixar os tutores alertas e auxiliar no diagnóstico das doenças. Confira os principais:

  • dificuldade de locomoção;
  • claudicação (andar manco e hesitante);
  • posicionamento anormal;
  • alterações na forma de andar;
  • dores;
  • inchaços;
  • deformidade ou rigidez nos membros;
  • perda de apetite;
  • ganho de peso;
  • resistência a passeios e exercícios físicos;
  • letargia ou depressão;
  • choros constantes, especialmente ao tentar se movimentar.

Ao notar quaisquer desses sinais, marque imediatamente uma consulta com um veterinário de confiança. Ele avaliará as causas dos sintomas e encaminhará o animal a um especialista da ortopedia, caso seja necessário.

 

Quais são as principais doenças tratadas pela ortopedia veterinária?

Apesar de acidentes — como os atropelamentos — serem uma das grandes razões para que os pets visitem um ortopedista veterinário, essa especialidade lida diariamente com diversas outras enfermidades. Conheça as principais.

 

Displasia coxofemoral

Normalmente de origem genética, a displasia dos quadris costuma acometer raças grandes ou gigantes de cães. No entanto, o problema também pode ser causado por dietas inadequadas e excesso de exercícios físicos, além de atingir raças menores e, ainda mais raramente, os felinos.

 

Displasia do cotovelo

Assim como o problema nos quadris é causado por um encaixe errado dos ossos, o cotovelo dos pets pode sofrer malformações que acarretam um desnivelamento com outras estruturas. Esse problema pode ser muito doloroso e a causa está normalmente no DNA do animal.

 

Hérnia de disco

Tratadas em conjunto com um especialista em neurologia, as hérnias de disco são causadas pela degeneração de algumas estruturas da coluna vertebral dos animais. Assim como as displasias, podem ter origem genética, embora outras causas não sejam incomuns.

 

Luxação da patela

Essa doença ocorre em diversos graus e intensidade, devido a um deslocamento da rótula, um osso localizado no joelho. Embora possa ter origem congênita, traumas também podem ser o motivo do problema.

 

Artrite

A inflamação das articulações não é uma doença exclusiva dos humanos. Animais de estimação, principalmente os idosos, também podem sofrer com o problema. Podem ser originadas devido ao desgaste natural da idade, por infecções ou por um ataque do próprio organismo, como no caso da artrite reumatoide.

Problemas ósseos e ortopédicos são responsáveis por grande dor, desconforto e queda na qualidade de vida dos nossos amiguinhos. Por isso, a ortopedia veterinária trabalha incansavelmente para garantir que os peludos tenham o melhor tratamento possível.

Caso note algum sintoma, procure um ortopedista veterinário!

Vet Quality

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×