Uso do xampu seco em cães

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Se moramos em um apartamento pequeno, é inverno ou não temos a possibilidade de levá-lo a um cabeleireiro canino, nosso animal de estimação irá exalar um cheiro desagradável se não for banhado com uma certa assiduidade. A boa notícia é que você pode usar xampu seco em cães… Podemos assim atender sua necessidade de higiene e não causar um transtorno em toda a casa!

 

Como é o uso de xampu seco em cães.

 

Como proprietários de animais de estimação, é essencial cumprir certas obrigações: alimentação, saúde e higiene. Neste último caso poderíamos conversar por horas, já que alguns indicam que não é bom banhar o cachorro com tanta frequência, enquanto outros dizem que o animal deve ser banhado periodicamente.

Também há um grupo de pessoas que, por diferentes motivos – falta de espaço em casa, o tamanho do animal, comportamento animal, pouco tempo livre – não podem cuidar da higiene ‘tradicional’, para chamar de alguma forma, de seu cão.

O xampu seco, então, surge como uma alternativa ou uma solução para não passar uma tarde inteira no banho do animal de estimação ou, ainda, para evitar que ele pegue um resfriado se estiver no meio do inverno. Serve também para o caso de o animal estar com muito medo de água e ser impossível molhá-lo ou, também, se quisermos dar um ‘banho expresso‘ em nosso cão.

As vantagens de usar xampu seco em cães são várias. Além das expostas, esta opção é fácil de usar, cheira bem, é aplicada em pouco tempo, não causa alergias na maioria dos cães e pode ser usada após seis meses de vida do animal.

 

Como usar xampu seco em cães.

 

Este elemento para a higiene de seu animal de estimação pode ser obtido em lojas ou em clínicas veterinárias. Geralmente é bastante natural, pois não contém detergentes ou ingredientes prejudiciais à pele do animal e muitos proprietários o utilizam para um “banho de emergência”.

É basicamente um pó fino, como se fosse bicarbonato de sódio ou talco, que substitui o xampu líquido e os sabonetes para animais de estimação. Absorve a sujeira da pele e dos pelos. Os passos para usar xampu seco em cães são:

 

 

  1. Escovar os pelos

Isso serve para remover os fios mortos e alguma sujeira da superfície. Além disso, em certas raças de pelos longos, a escovação reduz os nós e os pelos emaranhados. Não se esqueça deste primeiro passo, porque facilitará todo o processo.

  1. Aplique o xampu seco

Você deve colocá-lo acima da pelagem – não na cabeça e no rosto – e nas pernas do animal e, depois, colocar um pouco sobre um pano e passá-lo pela barriga e pescoço do animal. Preste atenção se ele tiver alguma ferida ou erupção cutânea, porque o contato com este pó pode arder um pouco.

  1. Espalhe o produto

Você pode usar um pano – sempre seco – ou uma escova. A ideia é que você espalhe por todo o corpo do seu animal de estimação e que penetre bem para alcançar a pele. Deixe agir alguns minutos, não é necessário enxaguar.

  1. Seque com uma toalha

Na verdade, com a toalha o que você vai fazer é retirar o excesso do xampu para que ele não o espalhe por toda a casa, pois o cachorro nunca vai ficar molhado com esse produto. Além disso, você pode aproveitar esse momento para fazer uns mimos em seu animal de estimação.

  1. Escove novamente

Antes de terminar, escove novamente, especialmente o manto para remover os pelos que possam ter saído durante o banho. Isso também tornará a pelagem sedosa e brilhante. Se o pelo for duro, use uma escova com cerdas grossas ou, se for liso, com cerdas finas.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×