Tradição centenária, Festa de Nossa Senhora do Rosário acontece no domingo (13)

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
Búzios, cuícas e tambores são alguns dos instrumentos que embalam o cortejo; comemorações seguem até segunda (14).

Enxadas, búzios, cuícas e tambores. Estes são alguns dos instrumentos que embalam o cortejo da Festa de Nossa Senhora do Rosário, que será realizado domingo (13) e segunda-feira (14), na cidade da padroeira, Cairu.

As manifestações populares são praticadas há mais de quatro séculos. Conhecidas por Zambiapunga, fazem parte do patrimônio imaterial da Bahia.

O som dos fogos anuncia a Alvorada Festiva dos Caretas, que inicia às 5h da manhã de domingo e percorre as ruas da cidade no trajeto entre a Igreja Matriz e o Convento de Santo Antônio.

O grupo é formado por homens e mulheres moradores de Cairu, de diferentes idades. Seguidos pela população, usam o traje tradicional: máscara característica e macacão com estampa colorida.

Na segunda-feira, a partir das 14h, o Casamento dos Caretas finaliza a cerimônia ao som da banda também centenária, Sociedade Filarmônica Centro Popular Cairuense.

A concentração inicia na Rua das Cajazeiras até Praça da Bandeira. Noivos, noivas, juízes, testemunhas e padres carregam caixas de aliança, buquês de flores e livros para representar a celebração.

A festividade é expressão da cultura da cidade histórica. “A Festa dos Caretas de Cairu é um legado que os antigos escravos deixaram para a cidade. É uma tradição centenária mantida há 409 anos”, destaca o Prefeito de Cairu, Fernando Brito.

Com o envolvimento dos moradores e organização da Secretaria Municipal de Cultura de Cairu, o festejo acontece todos os anos e mantêm viva a tradição da cidade.

A ocasião conta ainda com a Festa da Sede para animar as noites do final de semana. Alex Max, Pirilampo, Lukas Barretto serão as atrações gratuitas no sábado, a partir de 22h, na Praça das Cajazeiras. Na noite de domingo, Saiddy Bamba, Bom Te Ver, Tom Black e Mara Ribeiro animam o público no mesmo local, a partir de 21h. Bahia.ba

Deixe uma resposta

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×