Sinais que o corpo dá quando pede mudanças na dieta

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Seguir uma alimentação não saudável é mais fácil do que parece. As prateleiras dos supermercados estão repletas de tentações, os alimentos estão cada vez mais industrializados e perde-se facilmente a conta aos ingredientes indecifráveis que compõem alguns dos produtos consumidos com mais frequência.

Se ter uma alimentação pouco amiga da saúde é ruim, segui-la durante anos a fio pode ser fatal, pois podem causar câncer, doenças cardiovasculares e obesidade. Ingerir continuamente determinados alimentos que, afinal, o nosso organismo não tolera tão bem é igualmente prejudicial.

Além de ser cada vez mais importante saber ler o rótulo dos produtos que se compra e apostar nos alimentos no seu estado mais natural, é fundamental dar ouvidos ao corpo e perceber quando este pede uma nova dieta ou até mesmo a exclusão de um ou mais alimentos.

O site Eat This, Not That! listou tudo aquilo que o corpo faz e espelha quando o organismo necessita de mais nutrientes e água, isto é, quando pede uma alimentação verdadeiramente saudável e livre de todos os inimigos para a saúde.

Sensação de inchaço e pele oleosa depois de ingerir laticínios – Sinais de intolerância à lactose.

Prisão de ventre constante – Sinal de escassez de fibra.

Fome constante – Sinal de dieta pobre em nutrientes, ou seja, a pessoa faz uma dieta rica em alimentos processados, que nada mais oferecem do que gordura saturada e açúcar.

Mau humor – Sinal de ingestão insuficiente de carboidratos.

Cansaço – Sinal de corte desnecessário de grupos alimentares.

Sensação constante de frio – Sinal de ingestão insuficiente de carboidratos, nutriente importante para o bom funcionamento da tireoide (que tem como função a regulação da temperatura corporal).

Pele seca e/ou irritada – Sinal de falta de vitamina A (nutriente que se encontra na batata, na cenoura, etc.)

Depressão – Sinal de carência de ácidos graxos ômega 3, vitaminas (especialmente a B12) e minerais.

Perda de memória ou dificuldade em lembrar – Sinal de ingestão exagerada de alimentos ricos em gordura saturada.

Ficar facilmente doente – Sinal de dieta pobre em proteínas.

Falta de energia – Sinal de carência de ferro.

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