Sessão Especial conjunta pelo Dia da Juventude será realizada na ALBA

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Na próxima quinta-feira (dia 15), os deputados estaduais José de Arimateia e Jurailton Santos, ambos do PRB, irão promover uma Sessão Especial pelo Dia da Juventude, celebrado anualmente no dia 12 de agosto. A cerimônia será realizada às 14h30 e tem a intenção de transformar o Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em palco de discussões minuciosas sobre assuntos relacionados a esta parcela da população.

Os proponentes irão destacar para o público presente o tema “Automutilação, Depressão e Suicídio entre Jovens”, assuntos classificados como problemas de Saúde Pública em âmbito mundial. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), o ano de 2016 foi considerado como o maior em incidências de internações por autolesões. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também alerta que a Bahia é um dos estados brasileiros onde a depressão mais incapacita com um número de 24,2% de homens e 19% de mulheres. 

O deputado José de Arimateia lembrou que, quando foi presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, debateu amplamente o assunto através da Audiência Pública “Depressão Sob a Ótica Científica e Religiosa”. Segundo ele, o tema urge por um debate mais detalhado também sobre os jovens, pois um em cada cinco jovens até 2020 terá depressão. Para o parlamentar, que também já teve uma forte atuação na presidência da Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo InfantoJuvenil na Bahia, a ocasião foi a forma encontrada para orientar a população baiana de que não se trata apenas de uma questão psíquica, mas também espiritual.

“Vale ressaltar que, em alguns casos, antes de chegar à depressão, cerca de 20% dos jovens no país se automutilam, podendo ser levados até a morte. Gostaria de deixar uma reflexão para o Poder Público e sociedade no geral. O que está sendo feito para tirar esses jovens do ócio? Eles precisam ser vistos com mais atenção e sensibilidade. O caminho para curar o problema é buscar em Deus uma proteção, pois Ele é o mesmo do passado e está esperando que o busquem em Espírito e em verdades”, explicou o deputado José de Arimateia. 

Em seu primeiro mandato na Casa Legislativa, o deputado Jurailton Santos, que é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA, encabeçou este ano no estado a “Campanha Basta!”, que objetiva estimular a reflexão acerca da Automutilação, Depressão e Suicídio para que muitas vidas sejam preservadas. O republicano, há mais de 20 anos, realiza, como pastor da Igreja Universal um trabalho assíduo em favor dos jovens da Bahia. “Esse é um assunto que precisa ser tratado em todos os lugares. Por muito tempo eu trabalhei com jovens e conheci os dramas e conflitos diários que esses meninos e meninas vivenciam. Hoje eu conclamo todos os poderes desse Estado para nos unirmos nessa luta contra a automutilação, depressão e suicídio”, disse Juraiton.

Foram convidados para a Sessão Especial psicólogos, psiquiatras, representantes do Governo Estadual e Municipal voltados à Saúde Pública, a Força Jovem Universal (FJU), dentre outras autoridades e segmentos ligados ao setor.
Texto: Ludmilla CohimFotos: Cris Oliveira

Link:  http://deputadojosedearimateia.com.br/crianca-e-adolescente/sessao-especial-conjunta-pelo-dia-da-juventude-sera-realizada-na-alba/

Deixe uma resposta

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×