Sessão de outorga foi requerida pela vereadora Aladilce Souza

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Em reconhecimento ao seu trabalho em prol do desenvolvimento acadêmico, a reitora da Universidade Salvador (Unifacs), Márcia Pereira Fernandes de Barros, recebeu, na noite desta terça-feira (5), a Comenda Maria Quitéria. A honraria foi outorgada pela Câmara Municipal à educadora por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

Com a sessão especial dirigida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Leo Prates (DEM), a homenageada foi conduzida ao Plenário Cosme de Farias pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB) e familiares, ao som do grupo musical feminino “Toca Luiz”.

Foto: Secom/Câmara
Foto: Secom/Câmara

Conforme explicou Aladilce, a outorga da Comenda Maria Quitéria “homenageia e distingue” mulheres com importantes serviços prestados à sociedade soteropolitana. “Estamos nesta noite fazendo esta homenagem à professora Márcia Barros para demonstrar para a cidade de Salvador que mulheres combativas, guerreiras, dinâmicas, sensíveis e que tenham a capacidade de estar dirigindo uma universidade precisam e devem continuar sendo exemplo para nossa população”, discursou Aladilce.

Após ouvir as palavras da mãe, Stella Barros, e da pró-reitora da Unifacs, Carolina Spínola, a reitora Márcia Barros recebeu a honraria das mãos do esposo Moacir Reis, dos filhos Bruno e Luíza, e do pai Manuel Barros, de quem herdou, há 8 anos, a reitoria da instituição acadêmica.

Educação

Ao agradecer a homenagem da Câmara Municipal, Márcia Barros exaltou o simbolismo da honraria, que reconhece as mulheres em condição de destaque. “Honrando esta personalidade (Maria Quitéria), esta Comenda é destinada às mulheres que desenvolveram ou desenvolvem ações de impacto para a cidade de Salvador e para o Estado da Bahia. Nesta perspectiva, eu me sinto muito grata por este reconhecimento”, expressou.

Foto: Secom/Câmara
Foto: Secom/Câmara

Em seu discurso, a educadora chamou a atenção para a necessidade de investimentos no setor educacional e ingresso da população nos centros acadêmicos. Segundo destacou, apenas 19,8% dos brasileiros tem acesso ao ensino superior. Número abaixo da média de outros países, conforme ressaltou a professora.

Além dos citados, completaram a formação da mesa: a coordenadora da Câmara Mulher e ex-secretária municipal, Rosemma Maluf; coordenadora do curso de Serviço Social da Unifacs, Suzana Coelho; e a representante do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unifacs, Priscila Santana. Secom/Câmara

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×