Quantos litros de água de devemos beber por dia?

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Sessenta por cento do corpo humano adulto é composto de água. Ela é fundamental para que o organismo funcione adequadamente.

A quantidade diária de água que devemos beber depende de alguns fatores.

Uma criança e um atleta adulto, por exemplo, têm necessidades diferentes de hidratação. Alguns fatores que influenciam na necessidade diária de água são: o clima, o metabolismo, nível de atividade física, tipo de dieta, peso e até a quantidade de álcool ingerida.

Mas então não existe uma quantidade de água diária ideal?

Existe um cálculo baseado no peso corporal usado para indicar qual deve ser a quantidade de água ingerida: basta multiplicar o peso por 0,03.

Dessa forma, alguém que pesa 60 quilos, por exemplo, deve beber 1,8 litros de líquido por dia. No entanto, o melhor a se fazer é beber água quando se tem sede: ela é um sistema de defesa do organismo para evitar a desidratação. É bom lembrar que essa recomendação é adequada para pessoas saudáveis. Alguém que tenha alguma doença, como insuficiência renal, por exemplo, tem que limitar a quantidade de líquidos que ingere.

Por que devemos beber água

A água é fundamental para o funcionamento adequado do organismo.

Ela ajuda a controlar a pressão arterial, a prevenir cãibras, melhora o funcionamento do intestino, aumenta a resistência física, regula a temperatura corporal, auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, auxilia na absorção e no transporte de nutrientes, reduz a retenção de líquidos, dá a sensação de saciedade, o que pode ajudar a emagrecer e promove e revitalização das nossas células e mucosas, ajudando a evitar o ressecamento da pele. Já bebeu seu copo de água hoje?

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