‘Prévia’ do PIB do Banco Central tem retração de 0,5% em maio

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Após registrar crescimento marginal em abril, o nível de atividade da economia brasileira voltou ao terreno negativo em maio deste ano, segundo números divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Banco Central.

O chamado Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br – um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – teve queda de 0,51% em maio deste ano, na comparação com abril, após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para poder comparar períodos diferentes).

De acordo com números da autoridade monetária, o tombo da prévia mensal do PIB do BC, em maio deste ano, foi o maior desde janeiro de 2016 – quando foi registrada uma contração de 0,69% no nível de atividade do país.

A economia brasileira atualmente passa por um período de forte recessão, com queda de 3,8% no PIB no ano passado e estimativa de economistas de uma contração superior a 3% também neste ano.

A recessão acontece em um ambiente de alta da inflação, das taxas de juros, do desemprego (que superou a marca de 11%) e também da inadimplência. G1 Notícias

 

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×