Presidente da Naspec homenageada na Câmara

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Romilza Medrado foi condecorada com a Medalha Thomé de Souza pelo vereador Sílvio Humberto.

Em reconhecimento por sua luta em defesa das pessoas carentes portadoras de câncer e pelo trabalho espiritual que desenvolve no Terreiro de Umbanda Força e Luz, a diretora-presidente do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), Romilza Medrado, foi homenageada pela Câmara Municipal de Salvador na noite desta terça-feira (19). Ela recebeu a Medalha Thomé de Souza das mãos do vereador Sílvio Humberto (PSB), em sessão solene no Plenário Cosme de Farias.

“Mãe Romilza, com sua fé inabalável, família, filhos na fé e amigos, lutou e luta para fazer valer os direitos de muitos”, frisou Sílvio Humberto ao conceder a honraria “pelo conjunto da obra e pelaevidente importância pública em defesa da vida”. O terreiro, segundo ele, acolhe cerca de 2000 pessoas mensalmente para apoio espiritual.

Ele a classificou como guerreira por ter vencido nove cânceres e, a partir dessa experiência pessoal, decidido criar o Núcleo para ajudar outras pessoas. E ressaltou que há mais de 40 anos Romilza Medrado age em prol de suas escolhas e missões de vida, tanto com ações relacionadas à luta contra o câncer quanto de assistência espiritual. Segundo o vereador, a Naspec tornou-se referência no país pelos serviços prestados de acolhimento especializado e cuidados paliativos a pacientes oncológicos.

 Soldados do amor

 A homenageada agradeceu a honraria e dedicou a Medalha Thomé de Souza a todos os voluntários e parceiros das duas instituições, que trabalham como “verdadeiros soldados do amor”. Mãe Romilza fez questão de traçar um paralelo entre as duas atividades: “Nosso trabalho, na experiência vivenciada com a dor e os sofrimentos acometidos pelo físico e psicológico, tem muito a ver com esse relacionamento incessante e estreito com a religião Umbanda, com a qual já estava vinculada quando as primeiras ideias de auxiliar ao outro nestes aspectos surgiram, que estabeleceu entre o Naspec e o Terreiro Força e Luz um elo firme de amor e sustentação mútua”.

A homenageada foi conduzida ao plenário pelos filhos na fé Ednailson de Assis, Fábio Izelli, Sueli Ferreira e Laila Nogueira. O grupo “Song For Life” executou o Hino Nacional e números de MPB. Dois vídeos foram exibidos, um com depoimentos sobre a vida de Romilza e Filha de Ogum, de autoria do ogã Eduardo Gil, diretor-presidente adjunto do Naspec. O Ponto da Umbanda também foi executado pela curimba do Terreiro Força e Luz.

As vereadoras Marta Rodrigues (PT) e Aladilce Souza (PCdoB) também compuseram a mesa e saudaram Mãe Romilza, destacando os relevantes serviços prestados por ela ao estado da Bahia, especialmente Salvador, e pelo exemplo para encorajar outras pessoas a lutar contra o câncer. Secom/Câmara

Integraram a mesa também a diretora-médica do Naspec, Rita de Cássia Deway Guimarães; a diretora-médica adjunta Márcia Braga Esteves de Amaral; a filha Cláudia Emanuela Medrado dos Santos (Kall Medrado), representando os familiares; e a voluntária do Naspec Edméa Araújo. Para a entrega da comenda Sílvio Humberto convidou a filha na fé Cleide Barros.

Placas em alusão à sessão foram entregues à irmã de Mãe Romilza, Kátia Baldini, em nome da família biológica; a Everaldo Costa (post mortem), ex-diretor do Naspec, recebida por Eduardo Gil; a Ângela Marchesini, em nome da família Naspec; e a Stella Maris, em nome da família do terreiro. Secom/Câmara

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×