Prefeito Orlandinho recebe o presidente do TRE/BA, Desembargador Rotondano

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Na manhã desta segunda-feira (03), o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira e o vice-prefeito Max Passos, receberam o Presidente do TRE da Bahia, o Desembargador Rotondano, em cerimônia para assinatura de convênio de cooperação para realização do recadastramento biométrico no Município, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

O recadastramento biométrico deve acontecer em 52 municípios da Bahia e neste ato foi assinado convênio de cooperação entre as cidades de Cruz das Almas e Sapeaçu, que foi representada pelo vice-prefeito daquela cidade, Ramon de Sena, representando o prefeito Dr. George Góis, que por conta de compromissos não pode comparecer. Outras autoridades presentes, Dr. Renato Alves Pimenta (Juiz Eleitoral de Cruz das Almas), Promotor de Justiça de Cruz das Almas, Dr. Adriano Marques, Dr. Marcelo Velame Branco (Presidente da Subseção OAB de Cruz das Almas), Procurador do Município de Cruz das Almas, Dr. Vagner Reis Santana, vereadora Ilza Francisca, representando o Legislativo, o Subtenente Neto, representando o Comandante da 27ª CIPM, Major-PM Davi, o 1 Sargento do Tiro-de-Guerra, Marcelo Visintainer, Secretários e convidados.

O Presidente do TRE/BA, desembargado Retandano em seu discurso afirmou o seu compromisso em realizar o recadastramento em toda a Bahia até o prazo de 31 de janeiro de 2018, por várias razões: a primeira é que se o eleitor não se recadastrar até a data, que não vai haver prorrogação, terá seu título de eleitor cancelado, imputando dificuldades em recebimento da Bolsa Família, realização de concursos, benefícios, passaporte, assumir cargo público, receber aposentadoria ou pensão, fazer matrícula em instituição de ensino superior, entre outros que necessitem de apresentação e regularização do título. “E importante que os meios de comunicação, imprensa falada escrita, sites, blogs, da cidade e região se junte a nós nesta importante mudança, que já é uma das mais seguras do mundo, mas que a mudança vai trazer mais agilidade na hora da votação e segurança”. Disse ainda “É importante frisar que o recadastramento é obrigatório e nós não queremos trazer nenhum problema futuro na vida das pessoas e por isso que estou visitando vários municípios pessoalmente para reforçar essa importante parceria com os prefeitos de cada cidade que ainda faltam”. Afirmou.

Na Bahia, 43 municípios baianos já concluíram o procedimento restando 52 ainda. Em Cruz das Almas, dos 43.972 eleitores, destes 11.766 (26,75%) já tem a digital cadastrada. Já em Sapeaçu, dos 14.748 eleitores, destes, somente 2820 foram cadastrados. Na Bahia, dos 10.504.734 eleitores (20,69%) já estão biometrizados.

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

O prefeito Orlandinho disse que a Prefeitura vai dar todo o apoio necessário para que atinja a todos os eleitores de Cruz das Almas, inclusive, se necessário, aumentar o apoio humano para que isso aconteça. Ele pediu também a vereadora Ilza Francisca, que junto com seus pares apóie junto com as lideranças esse compromisso. Orlandinho disse ainda, que o Procurador do Município está a disposição para qualquer eventualidade no compromisso do recadastramento biométrico para a população cruzalmense.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×