Por que os gatos saem e voltam para casa?

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Se os gatos são conhecidos por alguma coisa, é porque saem e voltam para casa como se nada tivesse acontecido. Eles saem e podem ficar longe por alguns dias. Então, voltam quando menos esperamos. Muitas vezes, já estamos desesperados pensando que nunca mais veremos nosso amigo. Hoje, vamos te contar por que os gatos saem e voltam para casa sem problemas.

Por que seu gato sai de casa?

Esta sempre foi uma das grandes incógnitas. Damos nossas vidas para oferecer aos nossos gatos tudo o que precisam. Em casa, não lhes falta nada, mas mesmo assim eles amam sair de casa, por quê? Uma das principais razões é o caráter independente desses animais.

Gatos são animais que não obedecem a ninguém, eles querem fazer o que dá na telha a qualquer momento. Podemos dizer que os gatos são “espíritos livres”. São animais curiosos por natureza. Por isso, gostam de investigar, descobrir outras coisas que não conhecem. Por essa razão, eles sabem que saindo de casa podem saciar esse desejo.

Outra razão pela qual um gato sai de casa é a época de cio. Se tiver chegado e o gato puder sair à rua de maneira fácil, não espere que ele fique trancado nesse período. Antes que você perceba, ele terá ido procurar um parceiro.

Esse problema irá surgir especialmente se o seu animal de estimação for uma gata em vez de um gato. Apesar disso, os gatos também sabem bem quando as gatas das redondezas estão à sua espera. Por isso, eles não demorarão a procurá-las.

Lembre-se de que há gatas que, com 4 ou 5 meses de idade, já estão no cio. Por isso, se você não quer problemas, é melhor esterilizá-la. O mesmo é aconselhado no caso de gatos.

Os felinos, apesar de independentes, gostam de estar em grupos. Afinal, é assim que gostam de viver e caçar. Esse instinto, que vem dos felinos selvagens, é possivelmente outra razão pela qual eles saem e voltam para casa. Afinal, precisam socializar com outros gatos. É uma necessidade que os animais precisam saciar.

Embora não haja muitos, é possível que um gato tenha ainda mais marcado o caráter independente que os caracteriza e queira viver de forma livre. Ou seja, sem depender de ninguém e sem ter que obedecer a ninguém. Nesses casos, eles podem sair e voltar para casa apenas quando não encontram um lugar para comer. Por isso, quando descobrirem uma fonte de alimentos, desaparecerão para sempre.

Por que os gatos saem e voltam para casa

Já sabemos as razões pelas quais os gatos saem de casa. Agora, precisamos saber quais são os motivos que os trazem de volta para o lar. A resposta pode surpreendê-lo. Sempre foi dito que a principal razão pela qual um gato retorna para casa é a comida. Entretanto, estudos mostraram que isso não é inteiramente verdade.

Uma análise da Universidade de Oregon escolheu 50 gatos que viviam em um ambiente doméstico. Eles os isolaram sem brinquedos, comida ou água, sem interação social, nem com pessoas nem com outros felinos, por algumas horas. Quando foram retirados das áreas isoladas,  63% preferiram a interação com os seres humanos. Por seu turno, apenas 37% dos gatos preferiram a comida.

Isso mostra que não apenas que os cães são os melhores amigos do homem, mas os gatos também. Eles podem criar um forte vínculo com seus donos e buscar sempre seu amor e cuidado. Ao contrário do que se pensava, isso não ocorre apenas quando os animais querem. Isso pode ser um divisor de águas na ideia que temos sobre os gatos serem interesseiros.

Uma prova disso é um gatinho que ganhou as manchetes há alguns meses, Holly. Ele estava perdido, a cerca de 300 quilômetros de sua casa, mas não desistiu até chegar lá 62 dias depois. Embora tenha desmaiado alguns metros antes de chegar à porta, quando acordou, ele não queria água ou comida, mas sim esfregar-se em seus donos. O que mais podemos dizer?

Portanto, apesar dos mitos de independência e egoísmo que cercam os gatos, há uma outra história. Afinal, vemos que o amor deles por nós vai muito além do que acreditávamos. E, claro, essa é uma das razões mais fortes pelas quais nossos gatos voltam para casa.

MEUS ANIMAIS

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×