Por que o estresse pode fazer você engordar

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

O corpo humano está programado para entrar em estado de alerta em situações tensas ou de risco.

Quando estamos nervoso, estressados, instintivamente nos preparamos para nos defender ou fugir, o que faz com que o organismo comece a levar energia para os músculos, liberando açúcar no sangue.

Mas se nada realmente acontece, como uma situação de perigo, o organismo acha que precisa voltar a armazenar a energia que está sobrando e passa a produzir muita insulina para transportar o açúcar para dentro das células. Isso faz com que os níveis de glicose caiam, provocando uma vontade de comer doces.

 A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. Ela metaboliza a glicose (açúcar no sangue) para produzir energia: ela atua como uma espécie de chave e abre as fechaduras das células do corpo, para que a glicose entre e seja utilizada para gerar energia.

 

Como lidar com o estresse no dia a dia

Para não descontar seu estresse nos doces, há algumas coisas que você pode fazer para aliviar a tensão. Veja algumas dicas a seguir:

1) Está prestes a devorar uma barra de chocolate? Tente respirar fundo. Sim, isso ajuda a manter a calma.
2) Exercícios físicos são importantes para garantir saúde e disposição e ajudam a aliviar o estresse. Procure uma atividade que dê te prazer, pois a possibilidade de você aderir a ela será maior.
3) Procure fazer atividades simples que te dão prazer no dia a dia. Nada de esperar o fim de semana para relaxar! Pode ser ler um livro, assistir a um filme, sair para almoçar com os amigos…
4) Procure dormir bem. Sabe aquela história das 8 horas de sono? Realmente é importante.

Tudo Gostoso

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×