‘Mona Lisa’ é proibida de deixar o museu do Louvre para turnê

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

famoso quadro da “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, não vai deixar o Museu do Louvre, em Paris, para ser atração de turnê mundo afora. A direção do museu rejeitou a proposta da ministra da Cultura Francesa, Françoise Nyssen, e sequer autorizou que a obra mude de andar no próprio Louvre. Ela vai ficar de fora da exibição de Da Vinci prevista para o próximo ano, cuja obra “Salvator Mundi” – que foi vendida em novembro passado, por R$ 1,5 bilhão – será a atração mais importante.

Conforme o site “The Art Newspaper”, desde 1974 que a Mona Lisa de Da Vinci não deixa as dependências do Louvre, de onde saiu para participar de uma turnê no Japão naquele ano. Antes disso, em 1962, a obra foi levada a Washington e Nova York, por iniciativa do então presidente Charles de Gaulle, com o objetivo de agradar John F. Kennedy.

O jornal O Globo destaca que desde 2005 a peça mais famosa do museu parisiense está pendurada em uma parede de concreto dentro de uma caixa de vidro selada. A estrutura, à prova de balas, também tem temperatura controlada para preservar a pintura. Esta seria a razão alegada pela instituição para não liberar a saída da obra: a impossibilidade de levá-la a outros lugares com o mesmo nível de segurança.

Notícias ao Minuto

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×