Lactose faz mal ao organismo?

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Não. A lactose só faz mal para quem tem intolerância à substância, uma condição na qual o organismo é incapaz de digerir o açúcar do leite.

O corpo de quem tem intolerância à lactose não produz ou produz pouca lactase, a enzima que digere a lactose, o que causa sintomas como diarreia, náuseas, dores abdominais, presença de gordura nas fezes e inchaços em algumas partes do corpo.

Esses sintomas costumam aparecer geralmente de 30 a 2 horas depois do consumo de leite ou de seus derivados, como sorvetes, iogurtes, manteiga e queijos.

 

 

Intolerância à lactose e alergia ao leite: condições diferentes

Não confunda intolerância à lactose com alergia ao leite! A alergia é quando o sistema imunológico tem uma reação adversa às proteínas do leite.

As células de defesa combatem a presença das proteínas, pois as confundem com invasores, e isso causa reações alérgicas: coceira, manchas, tosse, falta de ar, diarreia e até reações mais graves. A intolerância é um distúrbio digestivo, relacionado com a falta ou redução da produção da lactase, a enzima que digere a lactose.

 

O que são os produtos sem lactose

 

Não, a lactose não é retirada para fazer os produtos sem lactose! A substância é quebrada em moléculas menores, a galactose e glicose, através da adição da enzima lactase. Isso faz que o leite e seus derivados tenham melhor digestão nas pessoas com intolerância. Também há os produtos naturalmente sem lactose, como os leites vegetais e tofu.

Para quem tem intolerância, existem diversas receitas sem lactose, como pão integral de iogurte com granola, bolo de cenoura sem glúten e sem lactose, pão de queijo, torta de sardinha e muitas outras.

Dicas do dia

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×