Estudo revela a quantidade de sujeira das notas de dinheiro

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Quão sujo é o dinheiro? De acordo com um recente estudo publicado no periódico científico PLoS ONE, uma nota de um dólar contém centenas de espécies de micro-organismos, além de diversos traços de material genético de animais.

Sujeira de valor : Em laboratório, os cientistas analisaram dez notas de um dólar provenientes de um banco em Nova York, nos Estados Unidos, e descobriram a existência de diversas bactérias – em sua maioria, inofensivas, como aquelas presentes na superfície da pele, assim como bactérias da flora vaginal, micróbios da boca, DNA de animais domésticos e vírus.  Já um estudo anterior, publicado no Journal of Analytical Toxicology, apontou que o dinheiro também carrega traços de cocaína. Outro estudo, da Universidade do Mediterrâneo, na França, também mostrou que as notas continham bactérias mais graves, como Escherichia coli, salmonela e Staphylococcus aureus, que podem causar intoxicações alimentares e infecções.

Riscos: No entanto, a presença desses micróbios não indica necessariamente perigo à saúde. “Nem todos os micro-organismos afetam as pessoas”, explicou ao site da Time Emily Martin, professora de epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. “Além disso, em determinados ambientes, eles têm dificuldade para proliferar-se.

A superfície de um papel, muitas vezes, não é o suficiente.”

Voz da Bahia

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×