Estrutura para receber a regata Jacques Vabre em Salvador já está montada

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Está prevista para esta quinta-feira (7) a chegada a Salvador do primeiro barco entre os competidores da 14ª edição da Transat Jacques Vabre, considerada a maior regata transatlântica do mundo. A estrutura para receber os velejadores foi montada no Terminal Turístico Náutico da Bahia, em Salvador (Comércio), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e deverá ser aberta ao público nesta quarta-feira (6), com entrada gratuita.
Até o dia 25 de novembro circularão pelo local jornalistas estrangeiros, técnicos, juízes de prova, organizadores e todo o pessoal envolvido na realização da competição. Espécie de quartel-general da regata, a área ocupa três pavimentos e é dotada de espaços próprios para imprensa, rádio, vídeo, fotografia, reuniões, direção técnica, direção-geral, júri e arbitragem, agência de viagens, posto médico e restaurante, além de estacionamento.
A estrutura oferece internet com conexão de 100 megabytes e duas redes distintas de wi-fi, além de quatro impressoras multifuncionais.

Regata_Foto_Tatiana_Azeviche_3

Na cobertura ficam os compartimentos reservados aos diretores de prova, com vista para a área de chegada dos barcos. A sala de direção é equipada com rádio transmissor que capta a aproximação dos barcos competidores.
Situado na área de convivência do primeiro pavimento, o restaurante Das Águas fornece alimentação para o pessoal da regata e também atende ao público em geral. “Trabalhamos numa linha de cardápio que mescla várias culturas com a nossa própria, fornecendo frutos do mar, ensopados, espaguete e molho de jaca ao curry, dentre outros pratos”, explica Murilo Brocchini, um dos chefs. Ele batiza a fusão gastronômica de Cozinha Bacana Baiana.
O restaurante mantém também na área de convivência um balcão para preparação de caipirinha e caipiroska, bebidas muito solicitadas pelos velejadores estrangeiros quando chegam à Bahia. “Na regata de 2017 chegamos a servir 2.500 caipirinhas numa única noite”, lembra Brocchini.
Haverá ainda, na área do Terminal Náutico, um espaço da Setur para desenvolver ações promocionais da Bahia. “Uma regata deste porte dá grande visibilidade internacional ao nosso Estado, com a imprensa do mundo todo cobrindo e exibindo imagens de Salvador”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, que acompanhou o início da prova em Le Havre, França.

Segundo o site oficial da regata (transatjacquesvabre.org/br), 771 mil telespectadores assistiram no canal France 3 a largada, no dia 27 de outubro. No Facebook, 30 mil espectadores assistiram à transmissão especial da Transat Jacques Vabre.Regata

Em sua 14ª edição, a Transat Jacques Vabre partiu de Le Havre, na Normandia, em direção a Salvador, com número recorde de 59 veleiros participantes. São três categorias de embarcações, Class40, Multi50 e Imoca, cada uma conduzida por uma dupla de velejadores. É a sexta vez que a capital baiana é o destino de chegada da prova.
Na segunda-feira (4), após oito dias de regata, os barcos mais rápidos já haviam percorrido mais de 65% do percurso de oito mil quilômetros desde Le Havre. Sete barcos já tiveram problemas na travessia e estão fora da competição.
Fonte: Ascom/Secretaria de Turismo do Estado (Setur)

Deixe uma resposta

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×