Encontro da Beleza Negra discute empoderamento feminino

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

O evento foi coordenado pela vereadora Rogéria Santos e contou com vasta programação.

A Câmara Municipal de Salvador promoveu nesta quinta-feira (26) a terceira edição do Encontro da Beleza Negra. O evento foi coordenado pela vereadora Rogéria Santos (PRB). Realizado no foyer do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o ato teve como objetivo, de acordo com a vereadora, ressaltar a importância “do empoderamento da mulher negra de Salvador e região”. O encontro também marca a passagem do dia 25 de julho, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
De acordo com a vereadora, “a mulher, de qualquer etnia, não pode se vitimizar. Precisamos arregaçar as mangas e ir à luta”. A parlamentar também ressaltou que “não devemos ter o sentimento de rivalidade entre homens e mulheres. A transformação deve ser realizada pela ajuda mútua entre ambos os sexos”.
Constou da programação do evento uma mesa-redonda que discutiu questões pertinentes às mulheres negras. Segundo Rosemma Maluf, vice-presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, “é necessário que as mulheres conquistem posições de lideranças”. Ela afirmou que “a nossa luta é por oportunidades iguais para homens e mulheres”.
Ana Rita Andrade, superintendente de Educação Profissional do Senac/Bahia, afirmou que “nos quadros da nossa instituição mais de 70% dos funcionários são mulheres. Inclusive, nos postos de liderança”. Ele também frisou que dentre os estudantes que procuram o Senac/Ba, as mulheres também são maioria.
A empreendedora Chynthia Paixão Souza pontuou que os maiores desafios da mulher negra são a luta contra o preconceito e por oportunidades no mercado de trabalho. “Diariamente lutamos por espaços para falar sobre os nossos direitos e deveres dentro da nossa comunidade”. Ela também frisou que “as mulheres precisam batalhar pelo seu empoderamento”. Secom/Câmara

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×