Deputado Benito Gama homenageado com cidadania de Salvador

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Vereador Kiki Bispo concedeu o título ao vice-presidente do PTB,

Natural de Ituaçu (BA), o vice-presidente nacional e presidente estadual do PTB, deputado federal Benito Gama, foi homenageado na noite desta sexta-feira (18) pela Câmara Municipal. Em sessão solene no Plenário Cosme de Farias, que contou com a presença do prefeito ACM Neto, entre outras autoridades, políticos de diferentes partidos, correligionários e familiares, ele recebeu das mãos do vereador Kiki Bispo (PTB) o Título de Cidadão de Salvador.
Ao justificar a honraria, Kiki Bispo citou os mais de 30 anos de vida pública do deputado, “dedicados às ações em benefício da população soteropolitana e seu desenvolvimento social e econômico”. Ele apontou como exemplos a atração da Ford e outras empresas de grande porte para o Estado e destacou, como a ação mais recente, a emenda parlamentar direcionada à requalificação da Ponta de Humaitá, no valor de R$ 790 mil.
“Benito pertence a uma geração de idealistas, um homem à frente do seu tempo”, definiu o vereador, classificando o deputado como “um dos políticos mais respeitados do país”. Utilizando uma linguagem mais descontraída, Kiki retratou o homenageado no autêntico “baianês”: “Benito Gama, vc é barril dobrado!”.
O prefeito ACM Neto fez questão de fazer uma saudação ao deputado, frisando que ele já era merecedor da cidadania de Salvador há muito anos, em retribuição pelos serviços prestados à capital e ao estado como um todo. “Este é o resgate de uma dívida histórica”, frisou, relembrando a atuação de Benito Gama como secretário da Indústria e Comércio.

De estagiário a secretário

Benito Gama, que está no quinto mandato de deputado federal, agradeceu a cidadania soteropolitana prometendo trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento social e econômico da capital baiana. Num resumo da sua trajetória em Salvador, cidade para a qual se mudou aos 16 anos de idade para concluir os estudos, ele lembrou que iniciou a vida pública como estagiário de economia na Secretaria da Fazenda estadual, tornando-se titular da pasta 10 anos depois. “Eu já me sentia soteropolitano, mas esse reconhecimento da Câmara completou o meu sentimento”, declarou, dizendo-se honrado com a homenagem do Legislativo municipal.
“Participei dos grandes projetos de urbanização de Salvador”, frisou, citando como exemplos o canteiro da Avenida Paralela, o primeiro Projeto Orla, a reforma do Aeroporto de Salvador e a reconstrução do Mercado Modelo após o incêndio. A atração de universidades particulares, para suprir o déficit de ensino superior, e de grandes empresas como a Ford e outras do ramo automotivo, também foram ações lembradas por Benito Gama por terem “ajudado a mudar o perfil econômico desta cidade”.
A filha do homenageado, Taíssa Gama, ex-secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, falou em nome da família. O vereador Kiki Bispo convidou para o ato de entrega da condecoração a mulher do deputado, Maria Natal, e o irmão Geraldo Gama. O deputado foi conduzido ao plenário pelo vereador Ricardo Almeida (PSC), pelo ex-deputado Severiano Alves e pelo ex-vereador Everaldo Bispo.
Além do prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis e os filhos do homenageado, Benito e Monique, também compuseram a mesa da sessão. O Hino Nacional foi executado pela Banda da Guarda Militar, regida pelo maestro Hamilton Fernando. A atriz baiana Neuza Borges também prestigiou o evento. Ascom/Câmara

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×