Cruz das Almas: Governador Rui Costa e o prefeito Orlando Pereira cumprem promessa e reabrem a Santa Casa de Misericórdia

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

O governador Rui Costa ao lado do prefeito Orlandinho Pereira participaram do ato de reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas fechada há quase dois anos e meio, ainda no governo do ex-prefeito Raimundo Jean (PMDB), na manhã neste sábado (11), às 09h30.

Rui Costa ainda entregou de seis viaturas para as unidades da Polícia Civil dos municípios de Amargosa, Castro Alves, Jiquiriçá, Muritiba e São Felipe. Entregou também duas viaturas para a Polícia Militar atuar nas cidades de Amargosa e Cachoeira e uma ambulância para a cidade de Cruz das Almas.

Os deputados federais Robinson Almeida, Jorge Solla (ambos do PT) e Mário Negromonte Júnior (PP), estiveram presente neste ato de reabertura em Cruz das Almas. Os deputados estaduais Neusa Cadore (PT) Bira Coroa (PT) e Eduardo Sales (PP) também participaram.

As viaturas e a ambulância que foram entregues aos seus municípios
As viaturas e a ambulância que foram entregues aos seus municípios

O governador ainda autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), representada pelo Secretário Jerônimo Rodrigues a formalizar contratos com a Embrapa e UFRB, 12 associações e cooperativas de Cruz das Almas e municípios vizinhos (Sapeaçu e Governador Mangabeira), para participarem do projeto Bahia Produtiva. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar nas cadeias produtivas da mandioca e da fruticultura tropical. Segundo informação do prefeito Orlandinho Pereira, o montante que será investido neste projeto é de 2 milhões e 900 mil reais para aplicação nos três municípios participantes do projeto.

Prefeitos da região.

Os prefeitos das cidades de Cachoeira, Tato Pereira, Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira, São Félix, Alexandro, Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade, Castro Alves, Thiane, também vieram a Cruz das Almas se juntar a comitiva do governador Rui Costa.

A reabertura da Santa Casa era uma reivindicação de toda a população que tem com a instituição uma relação de carinho, pois muitos filhos e netos da terra nasceram na Santa Casa, e vários contratempos e má gestão praticadas por alguns provedores que ali passaram, deixaram a Santa Casa em situação precária e por muito anos não conseguiu se reerguer.

Foto: Gazeta Online
Foto: Gazeta Online

 Recuperação

A recuperação do patrimônio e toda a reestruturação da instituição deve-se, sem nenhuma dúvida, do empenho e dedicação do novo provedor Natanael Evódio, que em sua sabedoria e muita determinação após todos os contra-tempos impostos a Santa Casa, conseguiu através de ações de estruturação, reformar e recuperar todo o patrimônio dilapidado por tantos anos na Santa Casa. Vale lembrar, que tudo isso aconteceu numa fase em que a Santa Casa estava fechada e sem recursos para iniciar toda a reforma. A saída do provedor foi vender alguns imóveis pertencentes a instituição para pagar dívidas com bancos e trabalhistas. Só assim depois de muitas negociações, a Santa Casa voltou a respirar e iniciar uma nova etapa da sua relação com a população de Cruz das Almas. Convênio foi firmado com a Prefeitura e Governo do Estado para que este momento fosse concretizado, para o alívio também de vários funcionários antigos da instituição que tinham esperança de retorno ao trabalho.

Hoje a Santa Casa de Misericórdia funcionará com 75 leitos, incluindo os 25 garantidos pela Prefeitura Municipal.

Foto: Gazeta Online
Foto: Gazeta Online
Muita gente participou do evento hoje. Foto: Gazeta Online
Muita gente participou do evento hoje. Foto: Gazeta Online
Orlandinho e Rui Costa - Foto: divulgação
Orlandinho e Rui Costa – Foto: divulgação

 

 

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×