Com transmissão do jogo do Brasil na Copa do Mundo, torcedores fazem festa no Pelourinho; Olodum é atração

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Festa ocorreu na tarde deste domingo (17). Palco foi montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado.

Estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, na Rússia, levou centenas de torcedores ao bairro do Pelourinho, em Salvador, na tarde deste domingo (17).

Como é tradição, desde 1990, os tambores do Olodum animaram baianos e turistas que se apertaram junto ao palco montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho. A partida foi exibida em um telão montado no local.

Antes, no intervalo e após o jogo contra a seleção da Suíça, o Olodum apresentou músicas e coreografias que marcam a história do grupo baiano. Entre as canções, está a aposta “Samba Futebol e Alegria”.

Interpretada por Mateus Vidal, a música foi composta por Juka Maneiro, Sandoval, Roberto Cruz, além de Mateus.

Na primeira fase da Copa, novas apresentações gratuitas do Olodum já estão marcadas. Na sexta-feira (22), quando o Brasil enfrenta a Costa Rica, às 9h, os tambores do grupo começam a esquentar o público às 6h. Já na quarta-feira (27), quando a seleção brasileira enfrenta a Sérvia, a concentração no Largo do Pelourinho acontece às 13h.

Olodum nas copas

Desde 1990 que o Olodum faz festa com durante jogos da seleção brasileira nas Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show em Lausanne, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação.

Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato, respectivamente.

Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006 na Alemanha, a ‘Torcida Brasil Olodum’ ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.

Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista – Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte.

E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema ‘Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão’. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador. g1

Em 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementam a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho, em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente.

SERVIÇO

Atrações: Olodum
Onde: Largo do Pelourinho
Endereço: Praça José de Alencar – Pelourinho

Domingo (17/06)
Brasil x Suiça
15h

Sexta – Feira (22/06)
9h
Brasil x Costa Rica

Quarta – Feira (27/06)
15h
Brasil x Sérvia

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×