Brasil apoia projeto internacional que sequencia DNA da vida na Terra

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Quanto tempo leva para sequenciar o DNA de 9 mil famílias de eucariotas? O que significa reunir informações genéticas de aproximadamente 1,5 milhão de espécies vivas do planeta? Cientistas de diversas instituições do mundo estão se reunindo com o plano de realizar esse mapeamento genético em até 10 anos, ao custo de US$ 4 bilhões, por meio do projeto internacional Earth Biogenome Project (EBP).

 E o Brasil pode fazer parte desse projeto.

No final do ano passado, os idealizadores do EBP reuniram-se com pesquisadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – e de diversas outras instituições brasileiras para apresentar a iniciativa.

Cerca de 300 pesquisadores e colecionadores de todo o território brasileiro participaram do encontro.Segundo a coordenadora do Laboratório de Bioinformática e Genômica do LNCC, Ana Tereza Ribeiro, a participação na iniciativa pode colaborar para a preservação a biodiversidade brasileira já catalogada.

“O Brasil se colocou como potencial candidato a entrar no projeto.

A comunidade internacional tem muito interesse na gente, temos uma das maiores coleções, a biodiversidade brasileira é enorme. Esse projeto é uma oportunidade para o Brasil conseguir organizar e armazenar adequadamente nossas coleções”, afirmou. “Conseguimos trazer curadores do Brasil inteiro, de várias instituições. Isso por si só já foi um feito incrível, pois muitos pesquisadores não se conheciam.

E, às vezes, as informações existentes no Brasil não são compartilhadas ou armazenadas da forma adequada”, salientou a pesquisadora do LNCC.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×