Bombeiro do Cicom de Conquista salva bebê engasgada

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

O relógio marcava 17h30 de sábado (15), quando o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Vitória da Conquista recebeu a ligação de uma mãe, moradora do bairro Conveima I, pedindo ajuda para salvar a sua bebê récem-nascida que estava engasgada com leite e aparentemente já desfalecida.

De imediato, a demanda foi repassada para a mesa do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), quando o soldado BM Ícaro Bahia atendeu a ocorrência e, por telefone, iniciou as instruções de primeiros socorros para o sobrinho da mãe da criança que estava no local.

“Enquanto eu passava as técnicas de manobras para reanimar a bebê, ele falava em voz alta e ela ia fazendo tudo o que eu instruía. Quando eles ligaram, falaram que a criança já estava ficando roxa, então, orientei a apoiá-la de bruços no antebraço do adulto com a cabeça um pouco abaixo do corpo e dar pequenos tapinhas nas costas. Esse procedimento durou cerca de cinco minutos, mas graças a Deus e para a nossa alegria ela começou a se movimentar e liberar as vias respiratórias “, lembrou Bahia.

O comandante do 7° Grupamento do CBM, major Valdir Ferreira de Oliveira, destaca a importância de acionar o 190 ou 193 para a realização de atendimentos prévios. “Em casos como esse, em que uma vida está em risco, é necessário tentar manter a calma e entrar em contato conosco. Porque por telefone mesmo conseguimos passar dicas e técnicas que podem ser feitas por pessoas que estão próximas da vítima até a chegada de uma equipe no local”, aconselhou o oficial. Informe baiano

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×