Areia para gatos: Como escolher uma boa areia sanitária?

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Os gatos tem necessidades especiais, saiba como escolher uma boa areia para gatos.

Ter um gatinho em casa requer cuidados específicos, tanto para a saúde do animal como para quem convive no mesmo espaço. Por isso, escolher uma areia para gatos de qualidade é parte essencial desses afazeres.

Vale destacar que os bichanos têm o instinto natural de enterrar os seus dejetos. Comportamento herdado de quando viviam selva e precisavam se proteger dos predadores.

A maioria dos donos de gatos acabam se perguntando se estão realmente usando o produto ideal. Para isso, confira abaixo as caraterísticas e vantagens de cada tipo de areia sanitária para gatos e identifique qual é a melhor para atender suas necessidades.

Grãos de sílica

Os produtos feitos com sílica podem ser encontrados como grãos, em formato de bolinhas, ou como microcristais. Em ambos formatos esse produto oferece alta durabilidade, pois é capaz de absorver bem a urina e neutralizar o odor.

A diferença entre elas é que a sílica, em formato de microcristais, é mais confortável para o gato. O lado negativo é que ela gruda mais na patinha do animal, podendo se espalhar pela casa e fazendo mais sujeira.

grao-de-silica-768x576

Granulados de madeira

É um produto natural, feito com material biodegradável e, portanto, mais sustentável. Dificilmente esse tipo de areia para gatos provoca alguma reação alérgica no bichano.

Além disso, ela possui um bom nível de absorção e neutralização do odor. Quando a urina entra em contato com o material, ele se desfaz. Por isso, a parte que foi utilizada deve ser descartada todos os dias.

Areia-Gatos-Granulado-Higinico-de-Madeira

Pedrinhas minerais

Comparada com os exemplos já citados, esse tipo de pedrinha higiênica oferece um nível de absorção mais baixo. Porém, se for trocada todos os dias, dá conta do recado!

Como ela não neutraliza muito bem o odor, o ideal é que a parte utilizada seja descartada pouco tempo após a utilização, evitando o mau cheiro no ambiente.

O recomendado é manter a caixa de areia com esse tipo de produto em uma área mais ventilada.

granulado-gato-pedrinhas-minerais

Pedrinhas de argila

Esse é o tipo de areia para gatos mais encontrado no mercado e a qualidade do produto varia bastante entre as marcas. Marcas inferiores apresentam torrões que forma uma espécie de “lama” em contato com a umidade.

A pedrinha de argila é parecida com a mineral. A diferença é que os grãos costumam se desfazer mais, quando entram em contato com a urina do gato, formando torrões que devem ser retirados sempre que identificados pelo dono.

areia-de-pedrinha-para-gatos-768x510

Ao escolher o tipo de areia sanitária ideal para o seu gato, você precisa levar em consideração o seu estilo de vida, quanto tempo passa em casa, frequência que vão limpar a caixa de areia, etc.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×