Apple começa a deletar apps que compartilham GPS sem permissão

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

A partir de agora, a App Store removerá aplicativos de iPhone e iPad que compartilham a localização do usuário sem permissão. Apple tomou a decisão e vazou um um email encaminhado a programadores que estariam violando a política de privacidade do iOS.

O conteúdo da mensagem parece indicar que a medida é uma tentativa de se antecipar às novas regras de privacidade que começam a valer na União Europeia a partir de 25 de maio. Não se sabe ainda quantos e quais aplicativos para iPhone, iPad e iPod Touch serão excluídos da loja, informa o Tech Tudo.

O teor do email enviado aos desenvolvedores de apps para iOS indica que a exclusão se dá “após reavaliação”, dando a entender que não se trata do primeiro aviso. O documento foi divulgado pelo site especializado 9to5Mac.

A empresa ainda impede que dados pessoais sejam utilizados para propósitos que não sejam para melhorar o funcionamento do app.

A exclusão, no entanto, não será definitiva. A Apple permite que os aplicativos removidos retornem à App Store no futuro, basta que seus criadores removam qualquer código relacionado ao compartilhamento automático de dados sem autorização prévia e que submetam o programa para nova inspeção.

As novas regras que entram em vigor na Europa no fim do mês colocam sobre as empresas de tecnologia a responsabilidade por dados de usuários vazados sem consentimento.

A legislação vem após o escândalo envolvendo o Facebook e Cambridge Analytica.

Notícias ao Minuto

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×