Após leite e feijão, preço do queijo e da farinha de milho sobem

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

O leite e, consequentemente, o queijo também estão bem mais caros após a alta do feijão. Segundo pesquisa feita pelo curso de ciências econômicas da Unochapecó, os dois produtos tiveram aumento inicial 30%, só nos primeiros seis meses do ano, ficando atrás apenas da farinha de milho que sofreu reajuste de 45%.

Outro levantamento, este feito pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) aponta que só no mês passado o leite aumentou 5,35%, alta justificada pelo inicio do período de entressafra e/ou baixa produção, o que influencia diretamente no preço do queijo.

Segundo estimativas, a tendência é piorar nos próximos três meses. A previsão é de que a entressafra do leite chegue ao fim somente em outubro, ou seja, apenas no último trimestre do ano o preço do queijo e do leite podem cair.

A alta dos produtos, que fazem parte de muitos lares brasileiros e do setor de restaurantes, está preocupando empresários, que precisam reajustar seus cardápios para não fecharem as portas neste momento de crise. Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, mussarela representa 40% dos insumos da pizza. Com a alta, o preço do produto final pode aumentar também. Varela Notícias

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×