Aniversário de Cairu é celebrado por Tom Araújo

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
O município de Cairu completou 80 anos de emancipação político-administrativa no dia 30 de março e a data foi celebrada na Assembleia Legislativa da Bahia, através de moção de congratulações apresentada pelo deputado estadual Tom Araújo (DEM). “Junto-me ao povo caiurense na celebração de sua data de aniversário, desejando ao município um futuro de desenvolvimento econômico e social e coloco meu mandato a disposição para juntos alcançarmos esse fim”, afirmou o deputado.
Cairu é um dos dois municípios-arquipélago brasileiros. É formado por 26 ilhas e dividido em quatro distritos: Cairu, Galeão, Gamboa (ex-Gamboa do Morro) e Velha Boipeba. A região era primitivamente habitada pelos índios Aimorés. Segundo o deputado, a colonização do território iniciou-se na primeira metade do século XVI, por Francisco Romeo, administrador da Capitania de São Jorge dos Ilhéus que, encantado com a amenidade do clima e a graciosidade do local. “Iniciou-se então a povoação, o que causou a ira do povo aimoré”, contou o deputado.
Tom Araújo contou que Cairu foi tornada vila em 1608, das mais importantes da colônia, inclusive sendo sede de ouvidoria da Capitania de Ilhéus. “O município foi criado por Carta Régia, de 1608, desmembrado de Ilhéus, recebendo a denominação de Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairu. A sede, formada freguesia, tendo como padroeira Nossa Senhora do Rosário, foi elevada à categoria de cidade, através Decreto-Lei Estadual de 30.3.1938”, explicou Tom Araújo. Alba
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×