Ação contra DSTs no Carnaval de Salvador disponibilizará 3 mil testes

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

A campanha nacional de prevenção contra a Aids e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) realizada durante o Carnaval de Salvador, disponibilizará três mil testes rápidos e quatro milhões de camisinhas neste ano. Além disso, também serão oferecidos testes para detectar possíveis portadores da zika, dengue e chikungunya.

A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (21), no lançamento da ação, realizado no Museu do Ritmo, no bairro do Comércio.

O ministro da Saúde Ricardo Barros, o prefeito ACM Neto e outras autoridades, além do músico Carlinhos Brown, que é um dos artistas que apoiam a campanha, participaram da cerimônia.

Os testes poderão ser feitos em postos de saúde localizados nas Avenidas Centenário e Adhemar de Barros, que ficam nas proximidades do circuito Dodô (Barra-Ondina).

O resultado é rápido e entregue minutos após o procedimento ser realizado. No caso de resultado positivo para alguma das doenças, o folião é orientado sobre o que fazer.

O número de testes para DSTs e camisinhas disponilibilizados neste ano são maiores que em 2016. No ano passado, foram disponibilizados 2 mil e 34 testes rápidos e 2 milhões de preservativos. Dos testes relizados, 154 resultados foram positivos para sífilis, 22 para HIV e 5 para hepatites.

 Voz da Bahia
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×