Acalmar bebê com comida pode fazer com que ele crie o hábito de comer sem fome no futuro

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

O hábito de oferecer comida ao bebê quando ele está agitado pode estar relacionado ao ganho de peso durante a infância, segundo um trabalho publicado no International Journal of Obesity, feito pela Penn State University, dos Estados Unidos.

Os cientistas pediram para que 160 mães de bebês com 6 meses de vida preenchessem questionários sobre a frequência do choro do filho e o que elas faziam para acalmá-los.

O temperamento dos pequenos também foi avaliado, tanto pelos pais quanto pelos pesquisadores, que registraram traços de raiva, medo, tristeza, agitação, riso, choro e reações à novas coisas e pessoas.

Com 18 meses, as crianças voltavam a ser analisadas e pesadas, para saber quanto peso ganharam.

No momento em que verificaram a pesagem, os pesquisadores descobriram que, a medida que os pais usavam comida para acalmar os bebês, mesmo que eles não estivessem com fome, as crianças iam ganhando mais peso.

O efeito, no entanto, foi observado apenas nos bebês com comportamentos classificados como “urgente”, que envolviam crianças extrovertidas, ativas e atraídas por novidades.

“Crianças ‘urgentes’ tendem a ter uma sensibilidade maior a recompensas que as outras”, explicou a psicóloga que assina o trabalho, Cynthia Stifter.

A conclusão do estudo é que esse hábito pode fazer com que os filhos comam mais quando estiverem mais velhos.

De acordo com o site da revista Bebê, as crianças classificadas como “urgentes” parecem apresentar mais sensibilidade em seu sistema de dopamina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar, liberado pelo cérebro quando fazemos uma atividade que nos dá prazer.

“Se eles forem recompensados com comida, que ativa esse sistema de maneira intensa e rápida, farão uma conexão mais forte entre comer e se sentir bem”, afirma Cynthia.

Para ela, é por esse motivo que o apetite dessas crianças aumentaria nos anos seguintes das suas vidas.

“Estas crianças têm tendência a se entediar facilmente porque estão sempre em busca de algo novo para capturar sua atenção. Então, se estão entediados e já fizeram a associação entre comida e prazer, a buscarão não por fome, mas porque estão em busca de alguma coisa para fazer”, finaliza a pesquisadora.

Bahia Notícias

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×